Press ESC to close

Novembro Azul: Autocuidado é mais do que uma campanha

O mês de novembro inicia e é marcado por uma cor especial: o azul.

Ele representa muito mais do que conseguimos ver, representa uma das campanhas de saúde mais importantes: Novembro Azul.

Esse movimento é voltado à conscientização sobre a saúde do homem e, principalmente, à prevenção do câncer de próstata.

Trata-se mais do que uma campanha, e sim um convite à reflexão sobre o autocuidado e bem-estar, a importância dos exames regulares e ao diálogo aberto sobre temas que ainda são tratados como tabus.

Por que falar sobre saúde masculina ainda é um tabu?

Falando sobre tabu, por mais com avanços da medicina a cada ano, a cada geração, quando se trata da saúde do homem, é um assunto que é, raramente, discutido.

Um assunto que não se debate, não coloca às cartas na mesa e quando surge o tópico de consultar o médico e fazer um check-up, ocorre o sentimento de fuga, não?

Seja por vergonha ou por medo, é nesse ponto que precisa ser desconstruído para ter acesso às informações sobre o que realmente importa: a sua vida e daqueles que você ama.

De acordo com Radar do Câncer, em 2024, apresenta que o número estimado de casos novos, no Brasil, é de 71.730 casos, para cada ano do triênio de 2023 a 2025.

“Em 2020, ocorreram 15.841 óbitos por câncer de próstata, equivalentes ao risco de 15,30 mortes a cada 100 mil homens”.

A boa notícia é quando esse câncer é detectado cedo pode chegar até 90% de chance de cura. O problema é que o diagnóstico tardio ainda é comum, geralmente causado pelo preconceito e da falta de informação.

Por isso, a campanha do Novembro Azul é tão necessária para abrir um espaço seguro para conversas sinceras e educativas, sem julgamentos, sem preconceitos, seja no meio familiar ou no ambiente de trabalho.

As empresas têm um papel essencial nesse processo educativo para o autocuidado, pois elas podem ser agentes de transformação ao incentivar os seus colaboradores a colocarem a saúde em primeiro lugar.

Câncer de próstata: O que você precisa saber!

O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis e responsável por produzir parte do sêmen.

Como dito antes, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Tende ser mais frequente após os 50 anos, mas os fatores genéticos e hábitos de vida podem influenciar no surgimento precoce da doença.

Os principais fatores de risco são:

  • Idade acima de 50 anos;
  • Histórico familiar;
  • Sobrepeso e sedentarismo;
  • Alimentação rica em gordura animal e processados;
  • Consumo excessivo de álcool e tabaco.

A princípio, essa doença é silenciosa e você pensa que a sua vida está normal até os primeiros sintomas acontecerem, como:

  • Dificuldade para urinar;
  • Necessidade para urinar com frequência;
  • Fluxo urinário fraco ou interrompido;
  • Sangue na urina ou no sêmen.

Então, se você se sentir qualquer um desses sintomas, esquece o primeiro instinto de pesquisar na internet e ver o que ela diz, pois as respostas afugentam, consulte o médico para ter o diagnóstico correto e, se for o caso, já começar o tratamento, sem medo; sem vergonha.

A importância da prevenção e do diagnóstico precoce

A prevenção ao câncer de próstata vai além do check-up anual, o cuidado com a sua saúde masculina começa nos pequenos do dia a dia, nas escolhas que você faz para si a fim de fortalecer o corpo, a mente e o espírito.

Os hábitos que fazem a diferença são:

  • Praticar atividades físicas pelo menos 3x por semana;
  • Manter uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes e fibras;
  • Evitar o tabagismo e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Fazer check-ups regulares e exames preventivos;
  • Reduzir o estresse com momentos de lazer e descanso.

Essas ações simples contribuem para uma vida mais saudável e diminuem o risco não apenas do câncer, mas de várias outras doenças crônicas.

Lembre-se: Fazer o exame não é o motivo de vergonha, e sim um gesto de cuidado e amor próprio.

O exame de sangue (PSA) e o exame de toque retal são procedimentos rápidos e fundamentais para o diagnóstico precoce, quanto mais cedo descobrir torna o tratamento menos invasivo e com sucesso de 90% de cura.

Como as empresas podem apoiar o Novembro Azul?

A saúde do homem deve ser tratada com empatia, seriedade e responsabilidade também no meio corporativo.

As empresas que abraçam a causa demonstram preocupação não apenas com rendimento e desempenho, mas com o bem-estar e qualidade de vida da sua equipe que fazem parte da sua jornada.

Entre as ações que podem ser implementadas estão:

  • Palestras e rodas de conversa sobre saúde masculina;
  • Campanhas internas com informativos e mensagens educativas;
  • Flexibilização de horários para exames e consultas preventivas;
  • Distribuição de laços azuis e materiais de conscientização.

Essas iniciativas são vitais para criar uma cultura de cuidado aproximando a empresa com os seus colaboradores e não ser apenas uma ação de marketing para promoção, e sim o valor e a intenção estar presente.

Pois, ações de marketing devem ser apenas consequências para agregar valor e trazer informações e exemplos reais aos seguidores, comunidade, onde a superficialidade não tem vez.

Na Original Portas, acreditamos que cuidar das portas do futuro começa cuidando de quem faz parte da nossa história. Por isso, apoiamos o Novembro Azul e incentivamos os nossos colaboradores a colocarem a saúde em primeiro lugar.

Cuidar é um ato de coragem

O Novembro Azul é mais do que um símbolo para colocar na roupa, uma cor a ser lembrada ou apenas um lembrete, ele simboliza respeito, autocuidado e empatia.

Começar a falar sobre a saúde do homem é quebrar barreiras, paradigmas e preconceitos, derrotar de vez esse tabu e dar valor ao que realmente importa: sua vida.

Cuidar de si mesmo não é uma fraqueza, e sim um gesto de força, admiração e orgulho porque quando você faz isso para sua vida, influencia quem está ao seu redor.

Então, que esse lembrete seja para uma vida toda: prevenir é o melhor caminho.

Neste Novembro Azul, abrimos as portas para o diálogo sincero, o cuidado e a vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *