Você já deve ter de ser perguntado como aumentar as vendas do supermercado, superar o rendimento do ano passado e se tornar melhor que a concorrência, certo?
Como todo bom empreendedor, você necessita fazer análises e projeções em relação ao ano que está por vir, assim como avaliar para que lado a balança do seu ticket médio pende: positivo, neutro ou negativo a fim de saber como aumentar as vendas do supermercado.
De acordo com Cora, em 2023, explica que o ticket médio é um indicador de desempenho importante para qualquer tipo de empresa e que representa o valor médio de vendas por cliente em um determinado período.
“… Um supermercado costuma ter um volume de vendas alto, mas, além de acompanhar o número de vendas totais, também ter clareza sobre qual é o gasto médio por cliente. Dessa forma, é possível tomar decisões embasadas, entender a saúde financeira da empresa e investir em diferentes tipos de ações para aumentar o lucro”.
Comida caseira se tornou a escolha principal em boa parte da vida do povo brasileiro por ser mais econômico, saudável e saboroso, onde algumas famílias têm o hábito de fazer a comida da semana e congelar para não precisar cozinhar todos os dias.
Por outro lado, até comprar marmitas congeladas para economizar o tempo no dia a dia de estudo/trabalho. São exemplos de como aumentar as vendas do supermercado atingindo diferentes tipos de clientes.
Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), retirado do Agência Brasil, em 2024, diz que o consumo nos lares fechou o ano em alta de 3,09%. Índice 18% maior que novembro. Inclusive o maior percentual dos últimos 24 meses quando se compara mês atual com mês anterior.
“O motivo, segundo o vice-presidente da Abras, Márcio Milan, é o recuo do desemprego, a melhora do poder de compra do brasileiro e a circulação de mais dinheiro no mercado: 13º, Bolsa Família, pagamento de precatórios… Além da queda no preço de produtos como carne e frango ao longo do ano.”.
7 dicas de como aumentar as vendas do supermercado
1.Espelho, espelho meu, como o meu público-alvo age?
Como aumentar as vendas do supermercado, você deve analisar como o seu público age ao escolher uma marca de café, escolher o dia para fazer grandes compras ou até deixar para última hora.
O comportamento do seu cliente deve ser anotado para criar medidas estratégicas a fim de torna-los fieis e fãs da marca pelo zelo e a preocupação de atender às suas necessidades e requisitos básicos.
2. Já ouviu falar em apps de delivery?
Qual é a melhor forma do seu cliente conhecer a sua marca, ainda mais quando necessita de um produto específico?
Estar presente em aplicativos de delivery como Ifood, Uber Eats, Rappi, entre outros, para aumentar o número de vendas de clientes que fazem compras em casa e marcar cada vez mais a visualização da sua marca.
Dessa forma, as pessoas que não têm vontade de sair de casa ou gostam de analisar preços verá uma forma simples e fácil com apenas um click no seu computador ou celular. Com isso, você verá uma oportunidade de como aumentar as vendas do supermercado.
3.Marketing Digital é o seu aliado
Aproveitando o ensejo da presença online, a comunicação nas mídias sociais é importante para se conectar com o seu público-alvo e torna-lo seguidores da marca.
Aumentar ainda mais o seu alcance com posts, stories e Reels, mostrando o dia a dia por trás dos bastidores, interações, dinâmicas, posts educativos e muito mais para a sua base de seguidores.
O foco é ser relevante e usufruir das ferramentas que você tem ao seu dispor para encantar o seu público e atrair ainda mais para a sua base, contando com tráfego orgânico e tráfego pago para realizar as execuções das suas estratégias.
4.É Páscoa? É Natal? Aproveite essas oportunidades
Períodos sazonais são o momento perfeito de aumentar as vendas do supermercado por atrair mais do que normal o seu público em fazer compras devido a datas festivas.
Tais ocasiões juntam os familiares e amigos em alguma reunião social ou festa, por isso a ida ao supermercado é indispensável para abastecer e fazer pratos específicos para tornar a situação mais especial.
Além disso, essas datas permitem que alguns produtos entrem evidência e se tornem o chamariz para serem campeões de vendas em tal período específico que pode encaminhar com as estratégias de marketing, por exemplo:
- Na Páscoa, o foco são os ovos de Páscoa e os chocolates para comemorar de forma única com amigo chocolate, fazer caça aos ovos e se deliciar com os prazeres da vida;
- No Natal, a prioridade são o peru, chester, pernil, bacalhau, entre outras carnes, que são dados como prato principal e a alegria nas casas brasileiras quando chega o momento da ceia.
5.Invista em Inovação
Para investir da forma certa de como aumentar as vendas do supermercado necessita de inovação em ferramentas e equipamentos tecnológicos para otimizar os processos e potencializar a qualidade.
A porta rápida Original Portas tem como função de fazer cerca de 1000 aberturas diárias sem danificar o sistema por ser auto reparável, evitando constantes manutenções e aumentando a produtividade dos colaboradores para realizarem as suas atividades de forma fácil e prática.
Possui uma vedação para fazer a separação entre ambientes, onde a “sala limpa” deva ficar livre da proliferação de bactérias, sujeiras e resíduos vindos do ambiente externo para não contaminar a mercadoria.
Dessa forma, os seus produtos passam pelo controle de qualidade e não percam a sua valorização ao irem para prateleiras e serem vendidos para os clientes.
Com a porta rápida, você evita danos e prejuízos para o seu bolso e aumenta a confiança com o seu público-alvo.
6.Treine os seus colaboradores para serem #1
Você quer que a sua equipe seja a melhor de como aumentar as vendas do supermercado?
Por isso, você necessita que eles passem por um treinamento e uma análise de feedback a fim de identificar os erros, elogiar os acertos e prosseguir por um caminho de sucesso no seu negócio, além de agregar positivamente no crescimento profissional de cada individuo da sua equipe.
O treinamento vai desde o tratamento com os clientes, a trabalhar em conjunto até ser um profissional melhor com pensamentos críticos de resolução de problemas, com o objetivo de melhorar o funcionamento da empresa.
Quem se beneficia de todo esse processo são os clientes, onde recebem as vantagens de todo treinamento como um atendimento humano, empático e prestativo, um supermercado devidamente abastecido e organizado e segurança no valor da mercadoria.
7.Pense fora da caixinha e chame atenção
A última dica para finalizar com chave de ouro é sempre pensar além dos conformes para chamar atenção do seu público e se diferenciar da concorrência com o objetivo de como aumentar as vendas do supermercado.
De acordo com o Agendor, apresenta que o ser humano tende a se interessar por aquilo que está acabando, que faltará ou que é raro.
E não seria diferente com o seu cliente, ele vai se interessar por oportunidades que beneficiará positivamente o seu bolso.
Pensar em soluções de como aumentar as vendas do supermercado, por exemplo:
- Frete Grátis – Válido a partir de certo valor da compra para não ter que pagar a entrega;
- Pague 4 leve 3;
- 2 produtos pelo preço de 1;
- Oferta especial – por exemplo, apenas hoje produtos de higiene com 20%.
Estar sempre investindo na experiência do consumidor como fazer uma playlist personalizada para tocar no supermercado, decorar para as datas festivas e dinâmicas com os clientes para ganhar algum brinde ou desconto exclusivo em algum produto interessante.
Criar um app de receitas para iniciantes até pessoas ávidas por cozinhar em um nível avançado, onde conseguem comprar os ingredientes que falta pelo aplicativo, aumentando o contato do público com a sua marca.
A Original traz soluções de como aumentar as vendas do supermercado a fim de otimizar os processos, potencializar a qualidade da mercadoria e evitar perdas e prejuízos com desvalorização.
Ficou alguma dúvida de como aumentar as vendas do supermercado? As suas projeções para 2024 estão alinhadas para aumentar o seu faturamento e superar o ano passado?
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Com o aumento da produtividade, você garante de como aumentar as vendas do supermercado e a experiência de compra do consumidor será o destaque e o crescimento que o supermercado conquistará no ramo é a cereja do bolo.
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