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Como alavancar as vendas no mercado de sorvete?

O mercado de sorvete é, realmente, lucrativo?

É interessante pensar que ainda nos tempos atuais, a sobremesa gelada sofre dos preconceitos de não ser saboreada no inverno por ter o perigo de pegar um resfriado ou uma gripe.

Mas, você sabia que foi comprovado, cientificamente, dessa teoria não ter fundamentos?

Segundo o pediatra Linus Pauling Fascina, gerente-médico do Departamento Materno Infantil do Hospital Israelita Albert Einstein, retirado do artigo UOL, em 2023, explica que banho de chuva não causa gripe. Nem pé de vento, nem sorvete.

“O que causa gripe são vários tipos de vírus que têm em comum espirros, tosse, coriza e congestão nasal, além de dor na garganta. Frio, neve, água gelada e chuva em si não causam gripe, senão as pessoas que vivem nos países frios estariam sempre doentes e isso não acontece”.

No entanto, esse preconceito vem de tempos antigos, onde a sobremesa gelada é um malefício para o frio, principalmente, para o outono e inverno, com ênfase nessa última estação.

De acordo com artigo da Benegrip, em 2022, afirma que ‘tomar sorvete dá gripe’ é um mito, pois não é causado pelo vírus tanto da Influenza (gripe) quanto dos 200 vírus causadores (resfriado).

“Alimentos gelados, como o sorvete, podem ajudar a controlar a inflamação na garganta, como se fosse uma compressa fria. Mas, algumas podem sentir incômodo com alimentos frios, onde os cristais de gelo podem arranhar a garganta. Tenha cuidado e deixe o sorvete derreter um pouco antes de engolir”.

Com esse artigo, você terá acesso a dicas de como tornar o seu mercado de sorvete lucrativo, atrair clientela e educar o mercado de mitos a fim de apresentar um novo estilo de vida.

Qual é a visão da sociedade em relação ao mercado de sorvete?

Devido esse prejulgamento de que a sobremesa gelada, como o sorvete e o açaí, faz mal ser consumida no frio.

Um cenário criado por nossos pais, que ouviram dos seus pais e por assim adiante, o mercado de sorvete pode sofrer oscilações no quesito de rendimento e consumo, por isso a importância de reeducar a sociedade para que o sorvete seja apenas uma sobremesa saborosa assim como sorvete para ser tomado quando sentir vontade.

Segundo o médico Braian Sousa, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), retirado do artigo Veja Saúde, em 2023, relata que antigamente se achava que sorvete, leite, iogurte e derivados faziam a pessoa doente ter mais catarro, piorando resfriado ou dor de garganta.

“Mas isso é mito. Estudos já mostraram que essa associação não existe, e que o sorvete pode até ajudar aliviar alguns sintomas”.

Portanto, a indústria do sorvete ao reeducar essa visão distorcida sobre o seu produto, as chances de atrair clientela para a sua loja e consumir as sobremesas, sem preocupações de ficar doente.

Qual é o cenário atual da indústria do sorvete?

Mesmo com tais preocupações rodeando por se dedicar na sorveteria com a venda de sobremesas geladas, isso não se torna um percalço para aumentar as vendas e ter um retorno positivo.

De acordo com Monitor Mercantil, em 2024, relata que o mercado sorveteiro no Brasil cresceu 22,4% em volume no segundo semestre de 2023, em comparação com o ano anterior, alcançando 438 milhões de litros em volume no ano. A última pesquisa da Euromonitor, realizada em junho de 2023, já mostrava que o setor alcançava 380,9 milhões de litros em volume.

“Esse número, que não inclui os produtos de foodservice e açaí, supera os 600 milhões de litros em volume quando considerados esses segmentos.

Dessa forma, com as estratégias assertivas a fim de atrair o público certo para o seu negócio, produtos selecionados, uma comunicação voltada para o seu cliente ideal (persona) e equipamentos para otimizar o trabalho da sua equipe.

10 dicas de aumentar o rendimento no mercado de sorvete

Pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é uma forma de conhecer o campo em que estará atuando para ter conhecimento sobre:

  • Mercado de sorvete;
  • Público-alvo;
  • O tipo de sorvete (gelato, vegano, massa, entre outros);
  • Disponibilidade na região;
  • Que tipo de ferramentas para otimizar o processo da sorveteria;
  • Estabelecer um planejamento de comunicação tanto interno quanto externo.

Com tal estudo, você conhece mais o seu produto e como apresenta-lo para o seu público, além de trabalhar no crescimento da marca para que saia do ponto 0 e ser um concorrente à altura para se tornar uma referência no mercado.

Planejamento financeiro

Já ouviu falar de algum negócio de sucesso com falta de planejamento?

Porque nunca ouvi falar de tal empresa que conseguiu ter um faturamento significativo e um retorno do seu investimento de forma positiva.

Para que o seu mercado de sorvete seja próspero, é essencial ter seguido o primeiro passo para dar o prosseguimento dessa etapa e garantir tanto o investimento inicial quanto o capital de giro para que não ocorrer algum percalço durante as operações diárias.

Faça o planejamento financeiro da sua empresa com planilhas, dados e análise de dados dos gastos com:

  • Espaço;
  • Contas (água, luz e internet);
  • Salário para os colaboradores;
  • Produtos de alta qualidade com fornecedores certos;
  • Estratégias de marketing e;
  • Possíveis prejuízos com perdas e desvalorização das sobremesas.

Esse último ponto será abordado em nossas dicas de como ofertar qualidade no dia a dia e investir nos melhores equipamentos e ferramentas para a sua empresa.

Aumentar o branding da marca

A marca é muito importante para uma empresa a fim de estabelecer a sua identidade, sua voz e ser reconhecida no mercado.

Ao aumentar o branding, você investe para construir a reputação da marca com objetivo de criar um relacionamento com os clientes com base na confiabilidade e transparência.

Trata em ofertar produto de qualidade (saiba mais na próxima dica), um serviço de primeira categoria e atendimento personalizado, com objetivo de fidelizar os clientes para se sentirem especiais quando entrarem em contato com o seu produto, seja por meio da loja física, delivery e até pelas mídias sociais.

Ofertar produtos de qualidade

Como você deve ter lido no tópico anterior, produtos de qualidade são essenciais para o sucesso do seu mercado de sorvete.

Sorvetes, açaís e o que mais for ofertado no seu cardápio devem estar em perfeitas condições para que sejam vendidos ao seu público-alvo.

Portanto, ao trabalhar com esse tipo de produto, você precisa conhecer de como armazenar e a qualidade do produto que está ofertando a fim de fornecer na sua sorveteria: sabores excelentes, confiança e uma experiência única.

Cardápio diferenciado

Entrar no mercado de sorvete é fácil, agora faturar nele já é outra história!

Para a sua sorveteria fazer o sucesso é mais do que vender sorvetes, lembra do plano de negócios, ele entra em cena para entender qual caminho resolveu seguir, seja vendendo gelatos ou sorvetes veganos.

Mas, necessita do diferencial, aquilo que atrairá o seu público faça sol ou faça chuva, onde ele escolherá você ao invés do concorrente, seja por meio da loja física ou por aplicativos de delivery.

Sorvetes sazonais

Os sorvetes sazonais se referem das tendências em alta em cada estação para tornar a experiência cativante.

Para os seus potenciais clientes aproveitarem o verão, você pode investir em sabores refrescantes e leves, como:

  • Limão siciliano;
  • Maracujá com manga;
  • Melancia;
  • Açaí com banana ou com morango;
  • Entre outros sabores.

Por outro lado, o x da questão é o inverno, que tende afastar consumidores por não ter o investimento necessário e adquirir boas práticas para bater metas de venda.

Ao apresentar sabores invernais e fazer ações de marketing para potencializar a visibilidade da marca.

  • Café com caramelo;
  • Maçã com canela e crumble;
  • Pistache com avelã;
  • Cappuccino;
  • Entre outros sabores invernal.

Sorvetes nostálgicos

Os sorvetes nostálgicos estão relacionados a infância, o prazer do conforto e que sempre dá um toque de saudades, não é à toa que grandes marcas que vendem potes de sorvete exploram esses tipos de sabores.

Os sabores são:

  • Napolitano;
  • Chocolate;
  • Creme;
  • Morango;
  • Flocos;
  • Coco com abacaxi.

Tais sobremesas dão um quentinho no coração por não ter segredos, onde aposta segura é melhor em momentos de indecisão.

Sorvetes veganos

Se deseja atrair o público vegano e aumentar o leque de opções, os sorvetes veganos farão a sua mágica ao substituir a presença do leite e os derivados por alternativas vegetais, como coco e soja.

  • Sorvete de frutas, como coco, morango, manga ou maracujá;
  • Pistache, onde o seu preparo é feito com leite de amêndoas e pistaches naturais;
  • Chocolate amargo com avelã, ele é feito com leite de coco ou amêndoas e cacau.

Sobremesas acompanhadas com sorvetes

Para diversificar ainda mais o seu cardápio na sorveteria, você pode investir em um repertório significativo com receitas criativas para atrair clientes por se diversificar no mercado com as especialidades culinárias.

Sobremesas, como:

  • Brownie com sorvete de creme e calda quente de chocolate;
  • Torta de maça com sorvete de creme;
  • Waffle com sorvete (sabor da sua preferência);
  • Banana split;
  • Frappé de café;
  • Panqueca americana com sorvete (sabor da sua preferência).

Tendências do mercado de sorvete

A sexta dica é acompanhar a movimentação da indústria do sorvete para não ter surpresas inesperadas ou ficar para trás perante a concorrência, onde o seu público pode ser tentado em experimentar o que é novo, a sensação do momento.

De acordo com Food Connection, em 2024, relata que durante a Fispal Sorvetes de 2024, as empresas apostaram na divulgação de sorbets gourmet salgados, incluindo sabores como salmão defumado, queijo gorgonzola e cheddar.

“Esse mercado ainda está em desenvolvimento, mas promete crescer nos próximos anos”.

Imaginou transformar uma sobremesa em algo que poderíamos considerar salgado?

Se tal tendência der certo nos próximos anos, as chances de atrair mais pessoas e aumentar o rendimento crescerá, pois terá “salgado” e doce no mesmo ambiente.

Como tivemos a febre de sorvete na chapa, onde tal inspiração vem direto da Tailândia, que além de ser uma delícia com a base de leite misturada com frutas e outros acompanhamento em formato de rolinhos, traz uma experiência imersiva para o cliente em seu preparo.

Ou a tendência da paleta vinda diretamente do México tal inspiração, sendo uma representação do picolé de forma gourmet, onde o sabor da fruta é marcante e até pode ser recheado.

No entanto, essa última tendência não é tão apreciada hoje!

Temos o gelato que nunca sai de moda, pelo contrário, sorveterias que trabalham com tal tipo de sorvete está sempre inovando com novos sabores em seu cardápio e os caixas vivem em cheio para ter o prazer de saborear essas delícias.

E não podemos deixar de mencionar do açaí ter entrado no mercado de sorvete e se tornado uma das estrelas pelo sabor, os acompanhamentos e suas variedades.

Faça investimentos nos equipamentos próprios para sorveteria

Em tópicos anteriores, tratamos do quanto a qualidade é imprescindível para a sua mercadoria e, consequentemente, para os seus clientes. São os ingredientes selecionados, a produção e o armazenamento que fazem toda a diferença para ser um negócio valoroso.

Na sétima dica, vamos tratar sobre como armazenamento adequado faz total diferença para o sucesso da sua sorveteria.

Você já ouviu falar da porta rápida frigorífica?

Ela substitui a porta deslizante com objetivo de trazer uma forma mais otimizada para armazenar as suas sobremesas geladas sem perder o nível de qualidade.

Pois, a porta deslizante é pesada e nada ergonômica para a sua equipe executar as atividades diárias, o que possibilita de a mercadoria ficar vulnerável a temperaturas externas e ameaças como sujeiras e bactérias.

Ao garantir a porta rápida frigorífica para o seu mercado de sorvete, você investe em um equipamento que separa os ambientes, o ar quente (ambiente externo) do ar frio (câmara frigorífica) para ocorrer o choque de temperaturas.

As sobremesas geladas devem estar em uma temperatura ideal abaixo de 0°C até serem expostas e/ou vendidas para os clientes.

Além disso, tal investimento é ergonômico para que os colaboradores possam executar as tarefas sem qualquer tipo de contratempo ou force a capacidade física e psicológica deles.  

Promoções e ofertas

Quem não gosta de uma boa oferta?

Acredito que os seus clientes devem amar por sentirem que possuem uma condição especial, onde possam aproveitar a experiência fornecida para eles com um preço acessível.

Com isso, você pode ganhar mais lucro por aumentar a quantidade de vendas no seu mercado de sorvete com estratégias intercaladas com o marketing, como:

  • Black Friday;
  • Leve 2 pague 1;
  • Dia dos namorados;
  • Aniversário da sorveteria com desconto especial;
  • Se estiver seguindo a empresa nas redes sociais, o cliente ganha desconto;
  • Entre outras ações de marketing.

Reeduque o mercado

Reeducar o mercado não é tão simples quanto parece, você necessita saber que é um processo lento, pois é quebrar paradigmas e tradições mencionadas no decorrer desse conteúdo.

Apresente novidades com um cardápio diferenciado que sirva tanto para o inverno quanto para o verão para atrair o gosto do seu público-alvo, onde o clima não é tão relevante ou obstáculo para as vendas da sorveteria.

Mobilize nas redes sociais, apresente momento agradáveis do consumo do sorvete e de sobremesas geladas, sendo um doce de conforto, de lazer, de encontro e até espontâneo (onde o potencial cliente decide de última hora frequentar o seu estabelecimento atrás de uma sobremesa deliciosa).

Priorize o poder do marketing

Por último e não menos importante dica é o poder do marketing, há quem zombe de ser um setor relevante da sua empresa, mas é ele quem garante na atração, prospecção e engajamento com potenciais clientes.

O marketing no mercado de sorvete é essencial para alcançar a visibilidade da sua marca, atrair o público e aumentar a relevância da sua empresa.

Stories

  • Preparo dos sorvetes;
  • Bastidores;
  • Novidades;
  • Ofertas imperdíveis;
  • Entre outros conteúdos.

Post estáticos

  • Comemorações e datas festivas;
  • Feedbacks de clientes;
  • Promoções;
  • Entre outros posts.

Carrossel

  • Sabores do mês;
  • Benefícios do sorvete;
  • Dicas de sabores para combinar com sobremesas e bebidas;
  • Entre outros carrosséis.

Reels

  • Bastidores;
  • Erros de gravações;
  • Receitas criativas;
  • Entre outros reels.

Vale à pena investir na sorveteria?

Segundo dados da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis (Abrasorvete), retirado do artigo Food Connection, em 2024, apresenta que o setor tem um faturamento anual de cerca de 16,5 bilhões de reais no Brasil, gerando cerca de 100 mil empregos diretos e 200 mil indiretos.

“Não é à toa que o Brasil é o quinto maior mercado de sorvetes do mundo. A indústria sorveteira brasileira consiste em cerca de 7 mil empresas, entre fábricas, distribuidoras e pontos de venda”.

Ao investir no mercado de sorvete, você garante uma parte dessa sobremesa de potencializar os lucros para ter um negócio rentável.

Para acelerar os resultados a médio prazo é começar colocar as dicas em práticas, como ter um plano de negócios consolidado, ser um diferencial na indústria de sorvete e ter uma visão clara em relação as aquisições para serem um investimento a longo prazo com o melhor custo e benefício.

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  • Segurança;
  • Durabilidade;
  • Praticidade;
  • Ergonomia;
  • Custo e benefício;
  • Valor agregado.

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